NDE - NUCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE.

NDE – NUCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE.

Comunicado MANT N°0306/2020
Atenção para a administração atualizada dos cursos das FACULDADES DO GRUPOFAEF

  1. A gestão dos cursos das Faculdades do GRUPOFAEF passou a estar centrada no NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE – NDE que é composto por 5 professores do curso, sendo um deles o LÍDER do NDE (que também é professor), e de um segundo docente do curso, que será designado de Vice Líder. Os NDEs dos cursos serão acompanhados pelo Coordenador de Área, Diretor e Vice Diretor.
  2. O LÍDER e VICE LÍDER do NDE se reúnem SEMANALMENTE , durante o PRIMEIRO bimestre ( de cada semestre letivo), em todos os sábados, para exercerem atividades de gestão do curso, e as funções de membros do NDE.
    Durante o SEGUNDO bimestre ( de cada semestre letivo)se reúnem QUINZENALMENTE aos sábados ( sábados alternados) para as mesmas funções. Estas reuniões reúnem os Ndes por áreas de conhecimento e são administradas pelo Coordenador de Área, Diretor e Vice Diretores da IES.
    2.1. AS HORAS UTILIZADAS PARA AS REUNIÕES SÃO REMUNERADAS( ao ALider NO VALOR DE HORA AULA, ISENTAS DE HORA ATIVIDADE E DE DESCANSO REMUNERADO.
    2.2. Para atividades de Líder do NDE o PROFESSOR receberá durante o semestre todo o acréscimo de 6 horas semanais fixas, descontando as eventuais ausências às reuniões .
    2.3. O Líder do NDE também participará das reuniões semanais do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão-CEPE.
    2.4. O Vice Líder receberá pela participação às reuniões do NDE em todos sábados dos primeiros bimestres de cada semestre letivo( agosto/setembro e fevereiro/março ) e pela presença às reuniões quinzenais durante os segundos bimestres de cada semestre letivo ( outubro/novembro e abril/maio) descontando-se eventuais ausências.
    2.5. Em dezembro/janeiro/junho/julho não haverão reuniões dos líderes do NDE.
    2.5.1. O Líder do NDE deverá comparecer aos sábados para tarefas administrativas do curso, e às reuniões do CEPE, exceto no mês de julho.
  3. TODOS os docentes, de cada NDE, se reunem SEMESTRALMENTE em um sábado ao término do semestre letivo, durante 3 horas, e desempenham suas funções de membros do NDE, recebendo um numerário por este trabalho SEMESTRAL , NO VALOR DAS 3 HORAS AULAS UTILIZADAS, SEM HORA ATIVIDADE E SEM DESCANSO SEMANAL REMUNERADO.
  4. Há um coordenador de área, que coordena as ações dos NDEs sob sua gestão. As áreas de conhecimento dos cursos superiores das Faculdades do GRUPOFAEF estão assim definidas, com a designação de um coordenador para cada uma delas: Saúde, Exatas, e de Ciências Humanas e Sociais. O COORDENADOR DE ÁREA NÃO EXERCE A DOCÊNCIA NOS CURSOS.
  5. As funções do NDE seguem abaixo:
    Art. 75 – O NDE – Núcleo Docente Estruturante do curso, é o órgão consultivo e legislativo, normatizado na Faculdade por meio de Portaria específica do Diretor, e tem como atribuições:
    I. Conhecer, adotar, implementar e contribuir para a consolidação, aplicação e melhoria do Projeto Pedagógico do Curso;
    II. Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino-aprendizagem do curso, contribuindo para manter o ensino de qualidade com metodologias ativas e inovadoras;
    III. Incentivar e contribuir para melhoria das atividades de ensino, pesquisa e extensão bem como das atividades complementares e componentes curriculares, sempre de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais;
    IV. Supervisionar as formas de avaliação e de acompanhamento dos cursos;
    V. Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares contribuindo para que sejam aprimorados aspectos informativos e formativos dos cursos;
    VI. Zelar pela atualização da contextualização regional dos cursos e sua coerência com o perfil dos egressos;
    VII. Garantir que a estrutura dos cursos possibilitem adicionalmente aos alunos com necessidades educacionais especiais a diversificação e a flexibilização curricular e metodológica;

VIII. Assegurar estratégias de renovação parcial dos integrantes do NDE.

UMA DAS MAIS COMPLETAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO INTERIOR