banner_1

GRADUAÇÃO PRESENCIAL EM PEDAGOGIA LICENCIATURA

banner_2

pedagogia

 

Para o curso de Pedagogia da FAIP, trabalhamos para  a formação de profissionais capazes de atuar com excelência na Docência na Educação Básica, com ênfase na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, contendo na sua formação aprofundamento em algumas disciplinas de Gestão de Instituições de Ensino, sendo em ambientes escolares e não escolares – atendendo assim às demandas de formação de professores para a realidade  de nossas escolas de Educação Infantil e das Séries de Ensino Fundamentais, ONGs, Empresas, Sendo um profissional preparado para diversas áreas  que demanda profissionais facilitadores no processo de ensino-aprendizagem, humanistas, críticos e reflexivos, capacitados a absorver e a desenvolver novas tecnologias, com atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas não só da sua sala de aula mas também da escola, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, tudo com visão ética , humanística e transformadora.

 

banner_3

Estágios: Temos parcerias com diversas escolas de Marília e região, então o estudante de pedagogia pode começar seu estágio extracurricular (Remunerado) já no primeiro mês.

Diferencial

  • Nossa Matriz Curricular são as aulas inovadoras de:
  • Neuroeducação;
  • Pedagogia Social;
  • Pedagogia Empresarial;
  • Pedagogia Hospitalar;
  • 120 Horas de Libras;
  • Criação de Brinquedos Africanos e Indígenas;
  • Brincadeiras do folclore brasileiro;
  • Informática e Robótica e muito mais.
banner_4

Pedagogia
Licenciatura

banner_5
banner_6

Infraestrutura Diferenciada:

1.   Laboratório de Informática I e II

Todos os alunos da FAIP podem utilizar os computadores disponíveis na Biblioteca e nos Laboratórios de Informática, para pesquisa na internet ou mesmo para receber e enviar e-mails. Os sites visitados são controlados e o uso é determinado por Regulamento próprio.  A Biblioteca também conta com acesso à internet através da rede sem fio (wireless), onde os alunos podem trazer seus próprios computadores portáteis para ter acesso à internet.

Os Laboratórios de Informática têm paredes revestidas de reboco e pintura de tinta látex, janelas bem amplas para ideal iluminação e aeração. Estão mobiliados adequadamente para o atendimento de suas funções, com mesas para microcomputadores, energia elétrica

2. Brinquedoteca

Laboratório pedagógico utilizado pelo curso de Licenciatura em Pedagogia.

A Brinquedoteca da FAIP é um espaço Lúdico-Pedagógico, Científico e Cultural criado para oportunizar o brincar, o lazer e o prazer em aprender no desenvolvimento da criança.

Os espaços da Brinquedoteca são: Oficina de Arte-Sucatoteca, Canto dos Jogos, Canto da Leitura, Canto do Brincar, espaço do faz-de-conta, teatro do fantoche (Dramatização), Cantinho da música, Canto das artes Manuais, Canto da matemática,  possui brinquedos da cultura afro e indígena, folclóricos, entre outros.

A Brinquedoteca da FAIP disponibiliza este espaço, como laboratório lúdico – pedagógico de pesquisas para alunos e professores que integram os cursos da área, na contribuição de prestação de serviços e orientação à comunidade, escolas, ONGs e

                                    

Tem a finalidade de contribuir para a valorização do brincar na formação do ser humano. Muitos jogos pedagógicos, de raciocínio, lógicos fazem parte do acervo da brinquedoteca.

Os materiais utilizados na brinquedoteca na sua maioria são jogos industrializados voltados para o desempenho das diferentes competências linguísticas, lógico-matemáticas, artísticas, psicomotoras. Há também materiais construídos pelos alunos no laboratório de aprendizagem e ainda sucatas que servem para as próprias crianças confeccionarem seus jogos e brinquedos. Neste laboratório ocorrem as aulas práticas das disciplinas, visando o conhecimento de brinquedos estruturados e não estruturados.

           3 Sala de Recursos

A sala de recursos da Faip é um espaço organizado com materiais didáticos e equipamentos para o ensino e formação nos atendimentos às necessidades educacionais especiais: em seu espaço temos tapetes e telões sensoriais, piscina de bolinhas, jogos e livros  educativos e adaptados.

     4  Sala para prática de Pedagogia Hospitalar.

Essa sala reforça o compromisso da Faip na formação social do egresso, pois  a classe hospitalar afirma o acesso da criança e adolescente aos direitos de cidadania relativos a educação e saúde. Esse ambiente favorece a interação e a socialização de uma criança hospitalizada com os colegas e professores. Com um ambiente arejado, os espaços foram  replicados a   um cenário hospitalar com macas, bonecos, itens hospitalares, além de materiais de uma pequena brinquedoteca/sala de aula.

 

estudoétudo

banner_7
banner_9
banner_8

UMA DAS MAIS COMPLETAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO INTERIOR

Matriz Curricular

Pedagogia - Licenciatura
Cód: 2022/1

Atividades de Extensão I: Brincadeiras Infantis do Folclore Brasileiro
Atividades de Extensão II: O Diálogo como Ferramenta de Resolução de Conflitos
Atividades de Extensão III: A Educação Infantil: Do Cuidar
Atividades de Extensão IV – Introdução Musical para Crianças
Atividades de Extensão V: Produzindo Brinquedos Educativos
Atividades de Extensão VI: Criação de Brinq. Indíg. e Afro-Bras
Atividades de Extensão VII: Gerando Saúde Mental e Emocional em Crianças
Atividades de Extensão VIII: Interv. e Mediação na Educ.: A Comunicação não violenta como Prática Relacional  
BNCC: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se
BNCC: Corpo, Gestos e Movimentos
BNCC: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
BNCC: Espaços, Tempos, Quantidades, Rel. e Transformações
BNCC: Eu, o Outro e o Nós
BNCC: Traços, Sons, Cores e Formas
C.C. Atividades Práticas – Elaboração e Apresent. Oral de TCC
C.C. Horas de Estágio Supervisionado I – Educação Infantil
C.C. Horas de Estágio Supervisionado II: Ensino Fundamental
C.C. Horas de Estágio Supervisionado III – Educação Especial
C.C. Horas de Estágio Supervisionado IV – Gestão Escolar
C.C. Práticas Pedagógicas Educativas VII para Preserv. do Meio Ambiente
C.C. Práticas Pedagógicas I: Didática, Formação e Prática Didáticas
C.C. Práticas Pedagógicas II: Fundamentos Teóricos da Educação
C.C. Práticas Pedagógicas III em Corpo, Gestos e Movimentos
C.C. Práticas Pedagógicas IV em Traços , Sons, Cores e Forma
C.C. Práticas Pedagógicas V no Ens. de Matem. e Port. p/os Anos I
C.C. Práticas Pedagógicas VIII: Planejam. e Avaliação da Aprendizagem
C.C.Práticas Pedagógicas VI: Dir. Hum. no Ambiente Escolar e não Escolar
Competências Específicas da Matemática na Educ.Infatil e Fund. I
Competências Específicas de Geografia p/os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Conteúdos e Competências Específicas de Ciência p/os Anos Inic. do Ensino Fundamental
Conteúdos e Competências Específicas de História e p/os Anos Inic. do Ensino Fundamenal
Conteúdos e Competências Específicas de Língua Portuguesa p/os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Conteúdos e Competências Específicas de Matemática p/os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Conteudos e Práticas: Pedagogia Hospitalar, Ped. Empres. e Ped. Social    
Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
Educação Especial: Marcos Legais, Fundamentos e Práticas
Eixo Integ. VI: Direitos Hum., Povos Indíg. e Hist. da Cult.
Eixo Integ. VII: Acolhimento na Transição da Educ. Infantil
Eixo Integrador I: Didática
Eixo Integrador II: Contexto Escolar e Humanização: Democrac
Eixo Integrador III: Educação Infantil: Organização, Gestão
Eixo Integrador IV: A Música como Ferram. de Inclusão e Diversidade  
Eixo Integrador V: Cont. e Compet. Espec. de Artes p/os Anos
Eixo Integrador VIII: Educação, Sexualidade e Gênero
Eletiva: Avaliação de Desempenho Escolar e Indicativos
Filosofia e Sociologia da Educação
Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos
Fundamentos Epistemológicos da Pedagogia e História da Educação
Gestão Escolar: Proj. Polít. Pedagóg.(PPP) e Proc. Administrastivos
Introdução a Consciência Científica – Metodologia Científica
Introdução a Neuroeducação e Neurociência
Introdução ao Trabalho de Conclusão de Curso
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS I
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS II
Linguagem Digital: Fund. e Prát. na Aprend. na Ed. Básica
Natureza e Sociedade na Educação Infantil
Orientação de Estágio Supervisionado II: Ensino Fundamental
Orientação de Estágio Supervisionado III – Ed. Especial
Orientação de Estágio Supervisionado IV – Gestão Escolar
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
Pesquisa e Prát. Pedagógica – Orientação de Estágio Supervisionado I
Planejamento e Avaliação da Aprendizagem
Políticas e Marcos Legais da Educ. no Brasil: LDB, BNCC, LDB
Políticas Públicas Brasileiras da Educação
Projeto Integ. I: Resol. de Problemas, Mediação de Conflitos
Projeto Integrador II: Dificuldades e Distúrbios de Aprendiz
Psicologia Educação: Diálogos com a BNCC
Teoria e Prática da Educação de Jovens e Adultos
Tópicos Especiais: Literatura Infantil

Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista - FAIP​