GRADUAÇÃO PRESENCIAL EM PEDAGOGIA LICENCIATURA
pedagogia
Para o curso de Pedagogia da FAIP, trabalhamos para a formação de profissionais capazes de atuar com excelência na Docência na Educação Básica, com ênfase na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, contendo na sua formação aprofundamento em algumas disciplinas de Gestão de Instituições de Ensino, sendo em ambientes escolares e não escolares – atendendo assim às demandas de formação de professores para a realidade de nossas escolas de Educação Infantil e das Séries de Ensino Fundamentais, ONGs, Empresas, Sendo um profissional preparado para diversas áreas que demanda profissionais facilitadores no processo de ensino-aprendizagem, humanistas, críticos e reflexivos, capacitados a absorver e a desenvolver novas tecnologias, com atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas não só da sua sala de aula mas também da escola, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, tudo com visão ética , humanística e transformadora.
Estágios: Temos parcerias com diversas escolas de Marília e região, então o estudante de pedagogia pode começar seu estágio extracurricular (Remunerado) já no primeiro mês.
Diferencial
- Nossa Matriz Curricular são as aulas inovadoras de:
- Neuroeducação;
- Pedagogia Social;
- Pedagogia Empresarial;
- Pedagogia Hospitalar;
- 120 Horas de Libras;
- Criação de Brinquedos Africanos e Indígenas;
- Brincadeiras do folclore brasileiro;
- Informática e Robótica e muito mais.
Pedagogia
Licenciatura
Infraestrutura Diferenciada:
1. Laboratório de Informática I e II
Todos os alunos da FAIP podem utilizar os computadores disponíveis na Biblioteca e nos Laboratórios de Informática, para pesquisa na internet ou mesmo para receber e enviar e-mails. Os sites visitados são controlados e o uso é determinado por Regulamento próprio. A Biblioteca também conta com acesso à internet através da rede sem fio (wireless), onde os alunos podem trazer seus próprios computadores portáteis para ter acesso à internet.
Os Laboratórios de Informática têm paredes revestidas de reboco e pintura de tinta látex, janelas bem amplas para ideal iluminação e aeração. Estão mobiliados adequadamente para o atendimento de suas funções, com mesas para microcomputadores, energia elétrica
2. Brinquedoteca
Laboratório pedagógico utilizado pelo curso de Licenciatura em Pedagogia.
A Brinquedoteca da FAIP é um espaço Lúdico-Pedagógico, Científico e Cultural criado para oportunizar o brincar, o lazer e o prazer em aprender no desenvolvimento da criança.
Os espaços da Brinquedoteca são: Oficina de Arte-Sucatoteca, Canto dos Jogos, Canto da Leitura, Canto do Brincar, espaço do faz-de-conta, teatro do fantoche (Dramatização), Cantinho da música, Canto das artes Manuais, Canto da matemática, possui brinquedos da cultura afro e indígena, folclóricos, entre outros.
A Brinquedoteca da FAIP disponibiliza este espaço, como laboratório lúdico – pedagógico de pesquisas para alunos e professores que integram os cursos da área, na contribuição de prestação de serviços e orientação à comunidade, escolas, ONGs e
Tem a finalidade de contribuir para a valorização do brincar na formação do ser humano. Muitos jogos pedagógicos, de raciocínio, lógicos fazem parte do acervo da brinquedoteca.
Os materiais utilizados na brinquedoteca na sua maioria são jogos industrializados voltados para o desempenho das diferentes competências linguísticas, lógico-matemáticas, artísticas, psicomotoras. Há também materiais construídos pelos alunos no laboratório de aprendizagem e ainda sucatas que servem para as próprias crianças confeccionarem seus jogos e brinquedos. Neste laboratório ocorrem as aulas práticas das disciplinas, visando o conhecimento de brinquedos estruturados e não estruturados.
3 Sala de Recursos
A sala de recursos da Faip é um espaço organizado com materiais didáticos e equipamentos para o ensino e formação nos atendimentos às necessidades educacionais especiais: em seu espaço temos tapetes e telões sensoriais, piscina de bolinhas, jogos e livros educativos e adaptados.
4 Sala para prática de Pedagogia Hospitalar.
Essa sala reforça o compromisso da Faip na formação social do egresso, pois a classe hospitalar afirma o acesso da criança e adolescente aos direitos de cidadania relativos a educação e saúde. Esse ambiente favorece a interação e a socialização de uma criança hospitalizada com os colegas e professores. Com um ambiente arejado, os espaços foram replicados a um cenário hospitalar com macas, bonecos, itens hospitalares, além de materiais de uma pequena brinquedoteca/sala de aula.
UMA DAS MAIS COMPLETAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO INTERIOR
Matriz Curricular
Pedagogia - Licenciatura
Cód: 2022/1
Atividades de Extensão I: Brincadeiras Infantis do Folclore Brasileiro |
Atividades de Extensão II: O Diálogo como Ferramenta de Resolução de Conflitos |
Atividades de Extensão III: A Educação Infantil: Do Cuidar |
Atividades de Extensão IV – Introdução Musical para Crianças |
Atividades de Extensão V: Produzindo Brinquedos Educativos |
Atividades de Extensão VI: Criação de Brinq. Indíg. e Afro-Bras |
Atividades de Extensão VII: Gerando Saúde Mental e Emocional em Crianças |
Atividades de Extensão VIII: Interv. e Mediação na Educ.: A Comunicação não violenta como Prática Relacional |
BNCC: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se |
BNCC: Corpo, Gestos e Movimentos |
BNCC: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação |
BNCC: Espaços, Tempos, Quantidades, Rel. e Transformações |
BNCC: Eu, o Outro e o Nós |
BNCC: Traços, Sons, Cores e Formas |
C.C. Atividades Práticas – Elaboração e Apresent. Oral de TCC |
C.C. Horas de Estágio Supervisionado I – Educação Infantil |
C.C. Horas de Estágio Supervisionado II: Ensino Fundamental |
C.C. Horas de Estágio Supervisionado III – Educação Especial |
C.C. Horas de Estágio Supervisionado IV – Gestão Escolar |
C.C. Práticas Pedagógicas Educativas VII para Preserv. do Meio Ambiente |
C.C. Práticas Pedagógicas I: Didática, Formação e Prática Didáticas |
C.C. Práticas Pedagógicas II: Fundamentos Teóricos da Educação |
C.C. Práticas Pedagógicas III em Corpo, Gestos e Movimentos |
C.C. Práticas Pedagógicas IV em Traços , Sons, Cores e Forma |
C.C. Práticas Pedagógicas V no Ens. de Matem. e Port. p/os Anos I |
C.C. Práticas Pedagógicas VIII: Planejam. e Avaliação da Aprendizagem |
C.C.Práticas Pedagógicas VI: Dir. Hum. no Ambiente Escolar e não Escolar |
Competências Específicas da Matemática na Educ.Infatil e Fund. I |
Competências Específicas de Geografia p/os Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
Conteúdos e Competências Específicas de Ciência p/os Anos Inic. do Ensino Fundamental |
Conteúdos e Competências Específicas de História e p/os Anos Inic. do Ensino Fundamenal |
Conteúdos e Competências Específicas de Língua Portuguesa p/os Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
Conteúdos e Competências Específicas de Matemática p/os Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
Conteudos e Práticas: Pedagogia Hospitalar, Ped. Empres. e Ped. Social |
Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável |
Educação Especial: Marcos Legais, Fundamentos e Práticas |
Eixo Integ. VI: Direitos Hum., Povos Indíg. e Hist. da Cult. |
Eixo Integ. VII: Acolhimento na Transição da Educ. Infantil |
Eixo Integrador I: Didática |
Eixo Integrador II: Contexto Escolar e Humanização: Democrac |
Eixo Integrador III: Educação Infantil: Organização, Gestão |
Eixo Integrador IV: A Música como Ferram. de Inclusão e Diversidade |
Eixo Integrador V: Cont. e Compet. Espec. de Artes p/os Anos |
Eixo Integrador VIII: Educação, Sexualidade e Gênero |
Eletiva: Avaliação de Desempenho Escolar e Indicativos |
Filosofia e Sociologia da Educação |
Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos |
Fundamentos Epistemológicos da Pedagogia e História da Educação |
Gestão Escolar: Proj. Polít. Pedagóg.(PPP) e Proc. Administrastivos |
Introdução a Consciência Científica – Metodologia Científica |
Introdução a Neuroeducação e Neurociência |
Introdução ao Trabalho de Conclusão de Curso |
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS I |
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS II |
Linguagem Digital: Fund. e Prát. na Aprend. na Ed. Básica |
Natureza e Sociedade na Educação Infantil |
Orientação de Estágio Supervisionado II: Ensino Fundamental |
Orientação de Estágio Supervisionado III – Ed. Especial |
Orientação de Estágio Supervisionado IV – Gestão Escolar |
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso |
Pesquisa e Prát. Pedagógica – Orientação de Estágio Supervisionado I |
Planejamento e Avaliação da Aprendizagem |
Políticas e Marcos Legais da Educ. no Brasil: LDB, BNCC, LDB |
Políticas Públicas Brasileiras da Educação |
Projeto Integ. I: Resol. de Problemas, Mediação de Conflitos |
Projeto Integrador II: Dificuldades e Distúrbios de Aprendiz |
Psicologia Educação: Diálogos com a BNCC |
Teoria e Prática da Educação de Jovens e Adultos |
Tópicos Especiais: Literatura Infantil |