banner_1

Graduação Presencial  em Enfermagem

banner_2

Enfermagem

A Enfermagem

Desde a década de 1920, a enfermagem vem buscando ampliar seu reconhecimento enquanto uma carreira na área da saúde, sendo uma prática social, historicamente determinada. Direcionado por algumas teorias, o profissional enfermeiro se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em caráter indisciplinar, por meio de parcerias entre médicos, psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, assistente social, terapeuta ocupacional, dentre outros.

Empiricamente, a enfermagem derivou de práticas religiosas, crenças que buscavam restabelecer o equilíbrio homeostático do corpo humano. A prática do cuidado é a principal base da enfermagem, no entanto, essa profissão atua com profundo conhecimento cientifico e se reconhece no mundo da ciência por meio de teorias de fundamentam as práticas assistenciais.

No século XIX, a italiana Florence Nightingale deu início à Enfermagem moderna ao fundar a primeira escola de Enfermagem, junto ao Hospital St. Thomas, na Inglaterra. Com experiência como enfermeira de guerra, Florence promoveu um ensino baseado na ciência e em métodos avançados para a época, como colocar os pacientes em ambientes arejados.

No Brasil, a enfermagem do tempo do Império, raros nomes de destacaram e, entre eles, merece especial menção o de Anna Nery que, como Florence Nightingale, rompeu com os preconceitos da época que faziam da mulher prisioneira do lar. A formação de pessoal de Enfermagem para atender inicialmente aos hospitais civis e militares e, posteriormente, às atividades de saúde pública, principiou com a criação, pelo governo, da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras, no Rio de Janeiro, junto ao Hospital Nacional de Alienados do Ministério dos Negócios do Interior. Esta escola, que é de fato a primeira escola de Enfermagem brasileira, foi criada pelo Decreto Federal nº 791, de 27 de setembro de 1890, e denomina-se hoje Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, pertencendo à Universidade do Rio de Janeiro - UNI-RIO.

Em 1986, o Cofen, Conselho Federal de Enfermagem decretou a lei do exercício profissional, lei 7.498 de 25 de junho de 1986, a qual designa ao Enfermeiro o papel privativo de ações como consulta de enfermagem, prescrição de enfermagem, planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem; Em 2009, a resolução 358, a qual dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem. Tais atividades legais devem ser reconhecidas, acima de tudo pelo próprio profissional enfermeiro, para que a enfermagem siga, rigorosamente, em uma atuação ética e eficaz.

A pandemia de Covid 19 jogou luz sobre o trabalho dos profissionais de saúde. Fundamentais na sociedade, médicos e enfermeiros, junto a auxiliares de enfermagem, cuidadores, auxiliares de laboratório, instrumentadores, socorristas e resgatistas, receberam o reconhecimento e o destaque merecidos em 2020. Mas, e para este ano de 2021, como fica o mercado para esses profissionais da área de saúde? Podemos dizer que a valorização será mais intensa e a alta demanda por profissionais da área ainda envolvidos com a pandemia reforçará a necessidade de mais gente capacitada.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso De Graduação em Enfermagem, o profissional enfermeiro deve ter uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, sendo qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Além disso, este deve ser capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Vale ressaltar que a enfermagem não tem enfoque em ação apenas hospitalar, mas também, em vasta gama dentro do mercado de trabalho. O Cofen, em 2018, por meio da resolução 581, determina três linhas de especialidades dentro da área da enfermagem, conforme disposto em Artigo 6, parágrafos 1, 2 e 3: Área I, que engloba Saúde coletiva, Saúde da Criança e do Adolescente, saúde do Adulto (homem e mulher), Saúde do Idoso e Urgência e Emergência; Área II com a Gestão e Área III com o Ensino e Pesquisa. As DCN complementam que, o Enfermeiro com Licenciatura em Enfermagem está capacitado para atuar na Educação Básica e na Educação Profissional em Enfermagem.

banner_3

Carreira

A carreira de Enfermagem oferece diversas oportunidades de atuação, sendo necessário o registro profissional prévio para o graduado na área, sendo o COFEN/COREN (Conselho Federal de Enfermagem / Conselho Regional de Enfermagem) o órgão responsável.

Diariamente, o enfermeiro realiza atividades profissionais de prestação de cuidados de enfermagem em casos de grande complexidade técnica e aos pacientes graves em risco de vida. Além disso, o formado em enfermagem gerencia o trabalho e os recursos materiais, de modo compatível com as políticas públicas de saúde. O profissional também atua diretamente na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo e da comunidade, primando pelos princípios éticos e de segurança.

Mercado de  Trabalho

Independente da área de atuação, a enfermagem é reconhecida pelo cuidado que seus profissionais costumam ter com pacientes, promovendo, inclusive, o surgimento do termo “Enfermagem por amor”, comumente compartilhado pelos enfermeiros. O campo mais frequente de atuação de profissionais de enfermagem são hospitais e clínicas médicas, mas o enfermeiro também está inserido em ambulatórios empresariais, centros de estética, escolas infantis, laboratórios de análises clínicas e serviços de homecare. 

Áreas  de Atuação:

  • Enfermagem em unidade de terapia intensiva;
  • Enfermagem em emergência e urgência;
  • Enfermagem em cardiologia e hemodinâmica;
  • Enfermagem em UTI neo e pediátrica;
  • Gestão de serviços em saúde;
  • Gestão de bloco cirúrgico;
  • Gestão em controle de infecção hospitalar;
  • Auditoria em serviços de saúde;
  • Enfermagem Estética- Enfermagem Forense;
  • Saúde pública com ênfase em saúde da família.
banner_4

Enfermagem

banner_5
banner_6

Corpo Docente – 2024

Coordenador

Ricardo Akio Takaoka

Formação:

Enfermagem – Fundação Educacional de Fernandópolis

Quem é Ricardo ?

Graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Educacional de Fernandópolis desde junho de 2007 com conhecimento científico da área das ciências Biológica, Humana e da Administração. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela ESAP – Instituto de Estudos Avançados e Pós-graduação, mantenedora UNIVALE – Universidade do Vale do Ivaí/PR em 2008. Capacitação Didática Pedagógica pela Associação Brasileira de Enfermagem/COREN-SP em 2010. Membro da Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho desde 2010. Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo em 2014. Aprimoramento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de São Paulo em 2014. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” em 2016. Responsável pela Comissão de Ensino e Pesquisa da Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho – Gestão 2019/2022. Consultor em Saúde Ocupacional pela Takaoka Saúde Ocupacional. Instrutor em Saúde pela CORDIS – Centro de Treinamento e Capacitação em Saúde. Coordenador Pedagógico do curso de Enfermagem e Professor Mestre no Ensino Superior pela Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. Palestrante em diversos temas relacionado à gestão em saúde, segurança do paciente, assistência de enfermagem, resposta às emergências, qualidade de vida, ergonomia cognitiva, higiene e saúde ocupacional.

Coordenadora Adjunto

Joyce Fernanda Soares Albino Ghezzi

Formação:

Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)

Quem é Joyce ?

Pós-doutorado (em andamento) em Saúde e Envelhecimento pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) Doutora pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP); Linha de Pesquisa: Tecnologia, Inovação, Educação, Gestão e Gerenciamento em Enfermagem e Saúde – (2021);Mestre em Ensino em Saúde pela Faculdade de Medicina em Marília – Famema (2015);Pós Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas (2013);Pós Graduada em Atenção Especializada e Integral às Urgências (2011);Pós Graduada em Formação Didática Pedagógica em Enfermagem (2010);Bacharel em Enfermagem pela Universidade de Marília – UNIMAR (2009);Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral – FAEF (2021 – 2022 )Coordenadora do Núcleo de Ensino da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral – FAEF (2021 – 2022)Docente do curso de Enfermagem da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral – FAEF (2021 até o presente)Professora/colaboradora do Programa de Pós-graduação Saúde e Envelhecimento da Faculdade de Medicina de Marília (2023 até o presente)

Professores

Nome: Aline Pereira De Souza 

E-Mail: Aline.Souza@professor.faip.edu.br

Titulação: Mestre

Currículo Lattes: Abrir

Nome: Bárbara Antico Franciscon

E-Mail: Barbara.Franciscon@professor.faip.edu.br

Titulação: Especialista

Currículo Lattes: Abrir

Nome: Beatriz Mendes Tozim

E-Mail: Beatriz.Tozim@professor.faip.edu.br

Titulação: Doutorado

Currículo Lattes: Abrir

Nome: Doralice Fernanda Da Silva Raquel

E-Mail: Doralice@professor.faip.edu.br

Titulação: Doutorado

Currículo Lattes: Abrir

Nome: Jonas Pedro Barbosa

E-Mail: Jonas.Barboza@professor.faip.edu.br

Titulação: Mestre

Currículo Lattes: Abrir

Nome: Josiana Maria Alves

E-Mail: Josiana.Alves@professor.faip.edu.br

Titulação: Mestre

Currículo Lattes: Abrir

Nome: Juliana Ribeiro Da Silva Vernasque

E-Mail: Juliana.Ribeiro@professor.faip.edu.br

Titulação:  Mestre

Currículo Lattes: Abrir

Nome: Maria Luiza Salzani Fiorini

E-Mail: Maria.Luiza@professor.faip.edu.br

Titulação: Doutorado

Currículo Lattes: Abrir

Nome: Vanessa Dias Grandizoli

E-Mail: Vanessa.Grandizoli@professor.faip.edu.br

Titulação: Mestre

Currículo Lattes: Abrir

Nome: Zeila Pavarini Caravieri Togashi

E-Mail: Zeila.Togashi@professor.faip.edu.br

Titulação: Especialista

Currículo Lattes: Abrir

Nome: 

E-Mail: Ricardo Akio Takaoka
Ricardo.takaoka@professor.faip.edu.br

Titulação: Mestre

Currículo Lattes: Abrir

Nome: Paula Sales Rodrigues

E-Mail: Paula.Sales@professor.faip.edu.br

Titulação: Doutorado

Currículo Lattes: Abrir

Nome: Wellington Silva Fernandez

E-Mail: Wellington.Fernandez@professor.faip.edu.br

Titulação: Doutorado

Currículo Lattes: Abrir

estudoétudo

banner_7
banner_9
banner_8

Uma das mais completas Instituições de Ensino do Interior

Laboratório de Anatomia