(14) 3408-2200 | 99850-1292
Pós-Graduação em

Formação de Professores em Educação Especial: Deficiência Intelectual

Clique aqui e inscreva-se!

Sobre o Curso

INSCRIÇÕES ABERTAS! INÍCIO EM SETEMBRO/2020.  

Clique AQUI para a pré-inscrição gratuita.   

 

   Nos últimos anos, têm ocorrido enormes avanços legais, teóricos e políticos relacionados aos processos de inclusão escolar das pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual, visual, transtornos do espectro autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação. Entretanto, apesar disto, no que se refere efetivação da inclusão escolar e ao sucesso dos processos de ensino e de aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais ainda temos algumas dificuldades relacionadas a oferta de formação inicial e continuada de professores e demais profissionais da educação escolar. Desse modo, a Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista - FAIP, propõem a instalação do curso de Especialização Lato Sensu em “Formação de Professores em Educação Especial: Deficiência Intelectual”, como forma de contribuir para a formação desses profissionais e para a concretização das práticas educacionais inclusivas, favorecendo o acesso, a permanência e o sucesso na escola de pessoas com necessidades educacionais especiais.

   O curso prevê uma imersão nos temas que perpassam os conteúdos específicos da educação especial e da inclusão escolar e seu aprofundamento, com a expectativa da produção de conhecimentos necessários, visando ao acompanhamento pedagógico dos alunos matriculados nessa modalidade educativa. Assim, almeja subsidiar profissionais da rede pública e privada para ações, recursos e procedimentos pedagógicos capazes de favorecer a educação, além de possibilitar aos alunos com necessidades educacionais especiais uma aprendizagem significativa, tanto nas Salas de Recursos, quanto nas salas comuns de ensino regular, de modo que a Educação Especial ocorra de forma colaborativa e integrada ao ensino comum.

 

Objetivo:  

   Promover a formação continuada dos profissionais do magistério das redes pública e privada, para que possam atender com qualidade os alunos com Necessidades Educacionais Especiais, isto é, dotar professores e demais profissionais da educação da capacidade de planejar intervenções individualizadas para seus alunos, bem como de recorrer a recursos complementares de natureza psicopedagógica, levando-se em conta as características intelectuais, o nível comunicativo e linguístico, as alterações de conduta, o grau de flexibilidade cognitiva e comportamental e o nível de desenvolvimento social do aluno. Nesse sentido, o curso pretende por meio de atividades teórico-práticas formar professores e demais profissionais da educação para atuarem na modalidade de Educação Especial e Inclusiva.

 

Objetivos específicos:

 

Carga horária:

   O curso contará com  296 (duzentas e noventa e seis) horas de atividades acadêmicas em seu tronco comum de formação básica, com conhecimentos relacionados a deficiência física, deficiência visual, deficiência intelectual, deficiência sensorial: surdez, Transtornos do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades e superdotação; em seguida, as disciplinas da área diversificada com 324 (trezentas e vinte e quatro) horas de atividades acadêmicas priorizando a área da “Deficiência Intelectual”.

   Os alunos também realizarão o estágio supervisionado em educação especial: deficiência intelectual 100 (cem) horas; o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com 100 (cem) horas e a apresentação do TCC em sessão pública de defesa de TCC, com banca de avaliação com 05 (cinco) horas. O curso terá duração total de 825 (oitocentas e vinte e cinco) horas.

 

Horário do curso:

Sextas-Feiras (Quinzenal), das 13h às 17h e das 19h às 22h

Sábados (Quinzenal), das 08h às 12h e das 13h às 16h

 

Público alvo: 

   Profissionais da área de educação e afins (Professores, pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas e outros), da rede pública ou privada, que desejam preparar-se para atuar junto aos alunos que possuem alguma necessidade especial, conhecendo os fundamentos teóricos e práticos da Educação Especial.

 

Corpo Docente

A estrutura pedagógica do Curso de Especialização Lato Sensu em “Formação de Professores em Educação Especial: Deficiência Intelectual”, da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista - FAIP, irá contar coordenação e corpo docente com titulação mínima de mestre obtida em cursos credenciados, e respectivas qualificações profissionais.

 

Informações
Duração
825 horas / 18 meses
Formação
Especialização Lato Sensu
Turno
Sextas e sábados (quinzenal)
Vagas
100
Matriz Curricular
Grade de Horários

TAXA DE MATRÍCULA: R% 50,00.

 

18 MENSALIDADES DE R$ 330,00. 

(Pagamento no prazo.)

 

ALUNOS E EX-ALUNOS DO GRUPO FAEF TEM 15% DE DESCONTO.

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(14) 3408-2200 | 99850-1292
Copyright © 2017 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn.