banner_1

Graduação presencial  em  Educação Física Licenciatura

banner_2

educação física

O curso de Licenciatura em Educação Física da FAIP forma o profissional que atuará ministrando aulas em escolas públicas e privadas, realizando a instrução dos alunos para que eles desenvolvam capacidade física por meio de atividades que envolvem o movimento corporal e até mesmo o ensino básico de modalidades esportivas.

banner_3
banner_4

Educação física
Licenciatura

banner_5
banner_6

INFRAESTRUTURA FÍSICA:
Laboratório de Informática I e II, Laboratório de Fisiologia Humana, Anatomia Humana e do Aparelho Locomotor, Laboratório de Biologia Humana, Laboratório de Bioquímica e Biofísica, Laboratório de Primeiros Socorros, Laboratório de Dança, Ginástica e Artes Marciais, Laboratório de Fisiologia do Exercício, Cinesiologia e Biomecânica e Medidas de Avaliação, LABORATÓRIO DE EVENTOS, BIBLIOTECA. Complexo Esportivo “Profa. Dra. Dayse Maria Alonso Shimizu”: Ginásio de Esportes, Campos de Futebol, Pista de Atletismo, Quadra de Beach Soccer, Quadra de Beach Volley e Vestiários

estudoétudo

banner_7
banner_9
banner_8

CORPO DOCENTE 2022/2
Coordenador :Profª  Esp. Paulo Luciano Sganzella

Titulação: 

Nome:  Bruno moreira Candeloro

Titulação: Mestre

Currículo Lattes: Abrir

Graduação: Docente da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (FAIP) no curso de graduação em Educação Física. Graduação em Educação Física (bacharel e licenciatura) pela Universidade de Marília ? UNIMAR. Especialista em Exercício físico, nutrição e medicina na saúde e no esporte pela Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP. Graduação em Pedagogia e Educação pela UNINTER. Mestrado em Saúde e Envelhecimento pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA.

Nome:  Camilo Antônio Monteiro Bueno

Titulação: Mestre

Currículo Lattes: Abrir

Graduação: Mestre acadêmico em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP/RIO CLARO) sob a linha de pesquisa: Tecnologias no Desempenho Humano, especialista em Treinamento Esportivo (INSTITUTO OLÍMPICO BRASILEIRO/COB). Professor da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (FAIP), onde também atua nos setores administrativos do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e responsável pelo Núcleo de Atendimento a Comunidade no curso de Educação Física da FAIP (NEACO). Professor de educação física no Colégio Cristo Rei, proprietário do Centro Integrado de Treinamento e Taekwondo Esportivo (CITTE), técnico esportivo de taekwondo na cidade de Marília.

Nome:  Maria Luiza Salzani Fiorini

Titulação: Doutora

Currículo Lattes: Abrir

Graduação: Pós-Doutorado em Educação Especial pela Unesp – Marília (2017). Doutorado em Educação pela Unesp – Marília (2015). Mestrado em Educação pela Unesp – Marília (2011). Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Unesp – Bauru (2008). É docente do curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) e em demais cursos da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (FAIP). Atuou como professora substituta na Unesp – Marília em 2017 e 2022. É Co-Editor da Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada desde 2015; Editor Associado da Revista Brasileira de Educação Especial desde 2018 e, Auxiliar de Edição da Revista Brasileira de Educação Especial desde 2011. Tem experiência nas áreas de Educação Física e Educação Especial, e desenvolve projetos de pesquisas relacionados à estratégias de ensino, recursos pedagógicos, Tecnologia Assistiva e formação de professores de Educação Física no contexto da inclusão escolar de alunos com deficiência e alunos com transtorno do espectro autista. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Deficiências Físicas e Sensoriais” (DefSen) – Unesp Marília – desde 2009 e, junto com o Prof. Dr. Manoel Osmar Seabra Júnior, é líder do Grupo de Pesquisa “Gepitama” – Unesp Presidente Prudente – desde 2020, ambos credenciados no CNPq. 

Nome:  Paulo Luciano Sganzella

Titulação: Especialista

Currículo Lattes: Abrir

Graduação: Experiência na área de Educação Física com ênfase em Futebol, Futsal, Organização e Gestão Esportiva, Marketing Esportivo, Lazer e Recreação, Crescimento e Desenvolvimento Humano, História da Educação Física, Aprendizagem e Educação Psicomotora, Atividade Física e Envelhecimento e Organização de Eventos Esportivos. Experiência também na Gestão de Ensino Superior, tanto como Coordenador de Curso, Supervisor e como Diretor Acadêmico.

Nome:  Pedro Enrique  Rodriques 

Titulação: Doutor

Currículo Lattes: Abrir

Graduação: Docente em Cursos de Extensão de Curta duração e de Pós-Graduação na área de Educação Física, Fisioterapia e Saúde. Mestre (2014-2015) e Doutor (2017 – 2020)pelo curso de pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP – Rio Claro/SP. Bacharel em Educação Física pela Universidade de Marília/SP (2009-2012). Personal Trainer com Certificação Internacional pela World Top Traines Certification (WTTC). Pesquisador dos grupos ” Métodos de Avaliação e reabilitação da capacidade Funcional ” e “Grupo de Estudo em Envelhecimento e Obesidade (GEEO)”. Membro do Laboratório de Investigação em Biocomunicação, Exercício Físico e Modulação Autonômica Cardíaca da UNESP de Marília/SP. Desenvolvo pesquisas sobre diabetes, frequência cardíaca, modulação autonômica cardíaca, variabilidade da frequência cardíaca, diabetes, fatores de risco cardiovascular, disfunção autonômica, exercício físico, envelhecimento, acidente vascular encefálico. Tenho experiência na área de Educação Física, com ênfase em exercício físico e doenças crônico-degenerativas, fatores de risco cardiovascular, reabilitação cardiovascular, treinamento resistido e funcional para promoção de saúde.