(14) 3408-2200 | 99850-1292
Graduação Presencial em

Biomedicina

Clique aqui e inscreva-se!

Sobre o Curso

O curso de Biomedicina da FAIP DE MARÍLIA está inserido dentro da área de ciências biológicas, e contém disciplinas do curso de Biologia. Além disso abrange várias disciplinas dos cursos de Medicina. Este curso Superior está Regulamentado desde 1979. O curso tem como objetivo formar o profissional habilitado para lidar com a Prevenção, com a Promoção e com a Proteção da Saúde para a sociedade.
O curso contém grande quantidade de aulas práticas e de atividades de laboratórios. A Biomedicina é uma profissão em expansão, que vem ganhando mercado a cada ano. Isso possibilita bons empregos ao recém-formado, seja no setor privado ou no setor público na área da saúde.

Os Biomédicos trabalham na identificação e classificação de microrganismos causadores de enfermidades, no desenvolvimento e evolução de remédios e vacinas. Um Biomédico trabalha principalmente em institutos de pesquisas, laboratórios de análises clínicas, hospitais, bancos de sangue e na indústria de medicamentos. Um dos avanços da biomedicina é a citopatologia, ou seja, o diagnóstico do câncer de colo de útero; também os exames por imagem, bem como procedimentos estéticos e acupuntura. Fazem parte de equipes de saúde para o sociedade brasileira.

 

 

EXPECTATIVA SALARIAL:  

Média de R$ 2654,25 para jornada semanal de 40 horas de trabalho

Fonte: https://www.salario.com.br/profissao/biomedico-cbo-221205/ acessado em 28/04/2020

 

INFRA ESTRUTURA LABORATORIAL:

Laboratório de Anatomia
Laboratório de Microscopia

Laboratório de Bioquímica

Laboratório de Química Analítica

Laboratório de Microbiologia

 

Corpo Docente

BIOMEDICINA FAIP 2020/2 DOCENTES

 

Beatriz Mendes Tozim – Bioquímica e Biofísica.

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012), Mestrado em DESENVOLVIMENTO HUMANO E TECNOLOGIAS pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014) e Doutorado em DESENVOLVIMENTO HUMANO E TECNOLOGIAS pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente é professor titular da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista - FAIP e professor substituto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, eletromiografia, lombalgia, flexibilidade e dor.

 

Diego Vinicius Lopes Decleva - Farmacologia.

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Paulista (2009), Mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (2012) e Doutorado em Neurociências também pela Universidade de São Paulo (2019). Durante seu percurso acadêmico obteve experiência em Espécies Reativas de Oxigênio, Estresse Celular e Antioxidantes; Medicina e Biologia do Sono; Neurofisiologia, Sistema Visual, Psicofísica, Eletrofisiologia celular, animal e humana. Em 2014 e 2015 foi Tutor de Conteúdo do curso SUPERA (Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e acompanhamento) da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e do Ministério da Justiça durante a 5ª, 6ª e 7ª edições. Professor da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista – FAIP.

 

Doralice Fernanda da Silva Raquel – Fisiologia Humana e Patologia Geral.

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012), Mestrado em DESENVOLVIMENTO HUMANO E TECNOLOGIAS (2013 – 2015) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Doutorado em DESENVOLVIMENTO HUMANO E TECNOLOGIAS também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2016 – 2020). Possui vasta experiência na carreira acadêmica, lecionando diversas disciplinas em nível superior em cursos da área da saúde na Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista – FAIP. É fisioterapeuta na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Marília.

 

João Fernando Villarrubia Lopes Munhoz – Química Inorgânica.

Possui o título de Doutor em Ciências concedido pela Universidade Federal de São Carlos, Campus de São Carlos (2019), Mestrado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara/SP (2013), graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara/SP (2010). Atua como docente na Faculdade Anhanguera (2019) e Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista – FAIP.

 

Julio Hideyshi Okumura – Sociologia, Antropologia.

Direitos Humanos e Diversidade Sócio Ético - Cultural Graduado em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus Marília. Possui pós-graduação (lato sensu) em "Educação de Jovens e Adultos" pela FATEC. Atualmente cursa doutorado em educação pelo programa de pós-graduação na Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus Marília. Professor voluntário do curso "Movimentos sociais e a crise do capitalismo" (aperfeiçoamento - Unesp/ICEB) - 2018. Professor dos cursos de Pedagogia e Administração na FAIP - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista – FAIP.

 

Maria Luiza Salzani Fiorini – Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Pós-Doutorado em Educação Especial pela Unesp - Marília (2017). Doutorado em Educação pela Unesp - Marília (2015). Mestrado em Educação pela Unesp - Marília (2011). Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Unesp - Bauru (2008). É docente dos cursos de Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Pedagogia e Fisioterapia, na Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (FAIP). Atuou como professora substituta na Unesp - Marília em 2017. É CoEditor da Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada desde 2015, Editor Associado da Revista Brasileira de Educação Especial desde 2018 e, Auxiliar de Edição da Revista Brasileira de Educação Especial desde 2011. Tem experiência nas áreas de Educação Física e Educação Especial, e desenvolve projetos de pesquisas relacionados à Tecnologia Assistiva e formação de professores de Educação Física no contexto da inclusão escolar de alunos com deficiência e alunos com transtorno do espectro autista. É membro do Grupo de Pesquisa "Deficiências Físicas e Sensoriais" (DefSen) desde 2009.

 

Marília Ribeiro da Rocha Camargo – Suporte Básico de Vida. 

Mestre na área de Saúde e Envelhecimento pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema). Enfermeira Especialista em Atenção Cirúrgica Especializada pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema). Graduada pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema), onde o método utilizado é o de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Problematização. Docente do curso de Enfermagem da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral - FAEF, Garça-SP. Docente do curso Técnico em Enfermagem no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Sousa. Enfermeira instrutora pelo Centro de Treinamento e Capacitação em Saúde - CORDIS. Possui experiência na área de Saúde, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde da Criança, Materiais Educativos, Envelhecimento, Políticas Públicas, Saúde Coletiva, Patologia, Centrocirúrgico e Central de Material, Urgência e Emergência e Sistematização da Assistência de Enfermagem. Professora na Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista – FAIP.

 

Paula Valença Bertacini – Genética. 

Atua em instituições de ensino superior como professora de Biologia Molecular, de Microbiologia e Parasitologia Clínica, de Análise Ambiental e outras disciplinas correlatas com experiência tanto em métodos tradicionais como em metodologias ativas de ensino. É responsável pela elaboração de conteúdos destinados ao ensino à distância, ao ensino remoto e pela tutoria de disciplinas desenvolvidas por meio de plataformas digitais. Realiza orientação de projetos de pesquisa visando tanto a inclusão de alunos de graduação em projetos de iniciação científica como a extensão universitária. Possui formação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina, obteve o título de Mestre em Ciências (Microbiologia e Biologia Molecular) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e o de Doutor em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo atuando em projetos relacionados à microbiologia e biodegradação de poluentes ambientais e aos efeitos da poluição atmosférica sobre os organismos, respectivamente. Docente na Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista – FAIP.

 

Reinaldo Souza Miranda – Citologia e Citopatologia.

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Paulista - UNIP, Campus Bauru - São Paulo. Durante a graduação foi participante do Programa de Iniciação Científica pelo Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Paulista - UNIP, Campus Bauru - São Paulo (2016/2017) dando seguimento com o projeto de pesquisa intitulado: "INCIDÊNCIA DE INFECÇÃO URINÁRIA EM ADOLESCENTES ATENDIDOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO", participou do Programa de Monitoria Voluntária auxiliando na disciplina de Citologia (2015), foi Integrante do Grupo de Estudos em Bioinformática Estrutural - G3B3 (2015) e ainda participou do Programa de Monitoria Oficial auxiliando na disciplina de Bioquímica Metabólica. Participou do Programa de Aprimoramento Profissional e Especialização em Ciências da Saúde na UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MEQUITA FILHO oferecido pela SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE - SES e Faculdade de Medicina de Botucatu no Departamento de Patologia, área: Citologia Oncótica. Nesse período desenvolveu o projeto de pesquisa intitulado: ATLAS DIGITAL DE CITOLOGIA CÉRVICOVAGINAL: UM E-BOOK COMO FERRAMENTA DE APOIO DIAGNÓSTICO NO TESTE DE PAPANICOLAU (2018/2019). Tem experiência em laboratório de Anatomia Patológica, Citopatologia e Imuno-Histoquímica. Docente na Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista – FAIP.

 

Wellington Silva Fernandez – Bioestatística e Bioinformática.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Cecilia (2002), Mestrado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo - USP (2007) e Doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo - USP (2011). Tem experiência na área de Ecologia Marinha - com ênfase na Interação entre organismos marinhos e os parâmetros ambientais, Ecologia de Ecossistemas, Mudanças Climáticas e Impactos Antropogênicos em comunidades, atuando principalmente nos seguintes temas: Estrutura das populações e da comunidade, Dinâmica populacional (reprodução, crescimento, mortalidade e migração), Diagnóstico de impactos ambientais e Monitoramento ambiental.

 

NDE - ( Nucleo Docente Estruturante )

 

Reinaldo Souza Miranda.

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Paulista - UNIP, Campus Bauru - São Paulo. Durante a graduação foi participante do Programa de Iniciação Científica pelo Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Paulista - UNIP, Campus Bauru - São Paulo (2016/2017) dando seguimento com o projeto de pesquisa intitulado: "INCIDÊNCIA DE INFECÇÃO URINÁRIA EM ADOLESCENTES ATENDIDOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO", participou do Programa de Monitoria Voluntária auxiliando na disciplina de Citologia (2015), foi Integrante do Grupo de Estudos em Bioinformática Estrutural - G3B3 (2015) e ainda participou do Programa de Monitoria Oficial auxiliando na disciplina de Bioquímica Metabólica. Participou do Programa de Aprimoramento Profissional e Especialização em Ciências da Saúde na UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MEQUITA FILHO oferecido pela SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE - SES e Faculdade de Medicina de Botucatu no Departamento de Patologia, área: Citologia Oncótica. Nesse período desenvolveu o projeto de pesquisa intitulado: ATLAS DIGITAL DE CITOLOGIA CÉRVICOVAGINAL: UM E-BOOK COMO FERRAMENTA DE APOIO DIAGNÓSTICO NO TESTE DE PAPANICOLAU (2018/2019). Tem experiência em laboratório de Anatomia Patológica, Citopatologia e Imuno-Histoquímica. Docente na Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista – FAIP.

 

Paula Valença Bertacini.

Atua em instituições de ensino superior como professora de Biologia Molecular, de Microbiologia e Parasitologia Clínica, de Análise Ambiental e outras disciplinas correlatas com experiência tanto em métodos tradicionais como em metodologias ativas de ensino. É responsável pela elaboração de conteúdos destinados ao ensino à distância, ao ensino remoto e pela tutoria de disciplinas desenvolvidas por meio de plataformas digitais. Realiza orientação de projetos de pesquisa visando tanto a inclusão de alunos de graduação em projetos de iniciação científica como a extensão universitária. Possui formação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina, obteve o título de Mestre em Ciências (Microbiologia e Biologia Molecular) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e o de Doutor em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo atuando em projetos relacionados à microbiologia e biodegradação de poluentes ambientais e aos efeitos da poluição atmosférica sobre os organismos, respectivamente. Docente na Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista – FAIP.

 

Wellington Silva Fernandez.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Cecilia (2002), Mestrado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo - USP (2007) e Doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo - USP (2011). Tem experiência na área de Ecologia Marinha - com ênfase na Interação entre organismos marinhos e os parâmetros ambientais, Ecologia de Ecossistemas, Mudanças Climáticas e Impactos Antropogênicos em comunidades, atuando principalmente nos seguintes temas: Estrutura das populações e da comunidade, Dinâmica populacional (reprodução, crescimento, mortalidade e migração), Diagnóstico de impactos ambientais e Monitoramento ambiental.

 

Doralice Fernanda da Silva Raquel. 

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012), Mestrado em DESENVOLVIMENTO HUMANO E TECNOLOGIAS (2013 – 2015) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Doutorado em DESENVOLVIMENTO HUMANO E TECNOLOGIAS também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2016 – 2020). Possui vasta experiência na carreira acadêmica, lecionando diversas disciplinas em nível superior em cursos da área da saúde na Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista – FAIP. É fisioterapeuta na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Marília.

 

Beatriz Mendes Tozim.

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012), Mestrado em DESENVOLVIMENTO HUMANO E TECNOLOGIAS pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014) e Doutorado em DESENVOLVIMENTO HUMANO E TECNOLOGIAS pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente é professor titular da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista - FAIP e professor substituto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, eletromiografia, lombalgia, flexibilidade e dor.

Informações
Duração
4 Anos
Formação
Bacharel
Turno
Noturno
Vagas
80
Matriz Curricular

Portaria nº 441, de 21 de junho de 2018

Grade de Horários

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(14) 3408-2200 | 99850-1292
Copyright © 2017 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn.