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NEACO

NÚCLEO DE EXTENSÃO E AÇÃO COMUNITÁRIA

PORTARIA nº 29/03/2018

Coordenador: Professor PAULO LUCIANO SGANZELLA 
 

DAS OBRIGAÇÕES

 

O Coordenador do NEACO – NÚCLEO DE EXTENSÃO E AÇÃO COMUNITÁRIA exercerá as seguintes funções:

I) Encaminhar as questões de organização e funcionamento do Núcleo à Diretoria;

II) Manter atualizados os cadastros de todos os estudantes que estejam realizando atividades extracurriculares no Núcleo;

III) Emitir certificados de Estágio Extracurricular no Núcleo, mediante requerimento do estudante, com carga horária a ser computada nas Atividades Complementares;

IV) Formalizar e firmar convênios para parcerias interessantes às atividades do Núcleo;

V) Manter cadastro das entidades que constituam campo de parcerias interessantes ao Núcleo, a partir de convênios celebrados com a Faculdade, na forma estabelecida pela legislação vigente;

VI) Integrar nas atividades do Núcleo que coordena à execução das políticas de ensino, de pesquisa e de extensão da IES;

VII) Contratar profissionais necessários à execução das atividades do Núcleo, procedendo à admissão e desligamento necessários;

VIII) Acompanhar em consonância com as exigências legais, a execução dos respectivos processos avaliativos conduzidos pela Avaliação Institucional, bem como às avaliações externas a IES;

IX) Responsabilizar-se, junto com os demais coordenadores de cursos e de núcleos, pelos processos de recredenciamento institucional, reconhecimento, e renovação de reconhecimento dos cursos da IES, e em regime especial ao núcleo que coordena, e às atividades referentes à Avaliação dos alunos e do curso/instituição através do ENADE/MEC;

X) Elaborar e fazer cumprir o Calendário Acadêmico do Núcleo, em articulação com os demais setores de apoio da IES, de forma integrada às atividades de ensino, pesquisa e extensão;

XI) Acompanhar e dar suporte às ações da Secretaria e da Tesouraria da IES, relacionadas à efetivação de matrículas regulares e em regime de DPS ou de Adaptação, contribuindo na mitigação da evasão e da inadimplência, e de majoração da ocupação das vagas dos cursos;

XII) Cooperar com a Mantenedora na solução de pendências das obrigações financeiras do corpo discente, atendendo alunos e familiares, e negociando com os inadimplentes;

XIII) Apresentar, nos prazos fixados, em instrumento próprio, o seu plano semestral de trabalho, que contemple as atividades do núcleo que coordena, bem como ao término do semestre apresentar os portfólios das atividades desenvolvidas e o relatório final do semestre, entregues ao Diretor da Faculdade;

XIV) Expedir portarias, instruções de serviços, ordens de serviço e avisos, no âmbito de suas competências.

XV) Exercer as funções próprias, ou outras que lhe sejam delegadas pelo Diretor, bem como fazer parte de diferentes setores e Núcleos de Apoio ao Diretor - que exercem atividades correlatas ao ensino, à pesquisa e à extensão. Além das realizadas pelo núcleo de atividades de divulgação dos cursos da IES - NUVEST;

XVI) Cumprir e fazer cumprir o Regimento Geral, as resoluções e demais normas da FAEF, aplicando as devidas penalidades regimentais e trabalhistas aos infratores docentes, técnico administrativos ou discentes sob sua responsabilidade;

XVII) Adquirir os materiais e equipamentos necessários ao Núcleo, supervisionando os Laboratórios utilizados pelo Núcleo que coordena, apresentando ao Diretor da Faculdade, a cada término do semestre, os respectivos relatórios do patrimônio de cada um, feitos através de detalhada perícia, constatando o estado de uso de cada equipamento bem como providenciando serviços e reparos necessários para adequação e uso;

XVIII) Contratar ou dispensar pessoal docente e técnico-administrativo relacionado ao Núcleo, através dos procedimentos institucionais e enviar ao setor de Recursos Humanos as documentações necessárias para os procedimentos legais;

XIX) Prospectar novos alunos divulgando os cursos da IES nas escolas de ensino médio da região, colaborando na distribuição dos materiais promocionais necessários - físicos ou nas mídias sociais, rádios e jornais;

XX) Aprovar destinação de Bolsas de Estudos aos alunos participantes como estagiários do Núcleo que coordena que sejam carentes, indicando percentuais justos a serem aplicados nos descontos das parcelas das semestralidades, e de acordo com os níveis de carência comprovados, e as cancelar em casos de fraudes.


DAS ATRIBUIÇÕES

 

O Coordenador do NEACO – NÚCLEO DE EXTENSÃO E AÇÃO COMUNITÁRIA de acordo com o REGIMENTO ESCOLAR, terá também as seguintes atribuições gerais:

I) Encaminhar as questões de organização das práticas que coordena às instâncias competentes;

II) Manter atualizados os cadastros de todos os estudantes que estejam realizando atividades no Núcleo;

III) Receber os relatórios circunstanciados e tomar as providências quanto a possíveis irregularidades;

IV) Emitir certificados de Atividades Complementares, mediante requerimento do estudante, ou de Estágio Extracurricular às atividades que alunos exerçam no Núcleo, ficando a entrega dos certificados restrita à secretaria da IES para o devido controle;

V) Manter cadastro das entidades que constituam campo de atividades do Núcleo, a partir de convênios celebrados com a Faculdade, na forma estabelecida pela legislação vigente;

VI) Manter em absoluta ordem as pastas com relatórios do NEACO em arquivo próprio, para posterior integração no Portfólio do semestre.;

VII) Atender aos coordenadores de outros Núcleos da IES, fornecendo-lhes as devidas orientações e apresentar ao término de cada semestre relatório circunstanciado dos atendimentos do tipo “Diário de Bordo”;

VIII) Apresentar relatórios detalhados sobre as atividades desenvolvidas no Núcleo, ao término de cada semestre;

IX) Apresentar ao término de cada semestre um Portfólio com informações, fotos, projetos, filmes, e outros, das atividades desenvolvidas.

X) Exercer as seguintes atribuições específicas do Núcleo que coordena, expressas no Regimento da IES:

a) Estabelecer um relacionamento permanente, dialógico e articulado com a sociedade;

b) Destinar espaço físico adequado e suficiente para as atividades de extensão nos diversos serviços e setores criados;

c) Estabelecer contatos com empresas da região objetivando parcerias e captação de recursos para o desenvolvimento de projetos de extensão;

d) Estabelecer contatos com órgãos e instituições de financiamento de programas de extensão, objetivando a captação de recursos;

e) Organizar e instalar um Banco de Dados Culturais, cobrindo a região de Garça e o Estado de São Paulo, mediante o levantamento de artistas das áreas de música, teatro, artes plásticas, literatura e artesãos em geral;

f) Instituir programação dos Departamentos que contemplem eventos culturais, sociais, cívicos, recreativos;

g) Oferecer de cursos gratuitos para as comunidades carentes;

h) Realizar de cursos abertos à comunidade;

i) Ministrar Cursos de Atualização, pela Faculdade e por meio de convênios com outras instituições congêneres;

j) Realizar de Cursos de Extensão;

k) Incentivar à ação integrada com órgãos educacionais, de saúde, jurídicos, administrativos, de comunicação etc., para desenvolver projetos e atividades conjuntos;

l) Canalizar o tempo disponível de professores em regime de TI ou TP para prestação de serviços à comunidade, como decorrência lógica da existência de um enorme potencial disponível nesses professores;

m) Oferecer consultoria e serviços nas mais diversas áreas;

n) Realizar campanhas promocionais de interesse da comunidade;

o) Incentivar e desenvolver a participação de elementos da comunidade interna, em atividades esportivas, torneios, competições, olimpíadas etc. abertos à comunidade;

p) Instalar projeto multidepartamental de extensão com ação itinerante, que se estenderá aos distritos e municípios vizinhos de Garça, utilizando-se de conhecimento, informações e técnicas diversas, oferecendo a realização de palestras, minicursos, demonstrações práticas, oficinas, assessoria e serviços, mediante ações multidepartamentais itinerantes executadas in loco por professores e estagiários;

q) Programar ações conjuntas para atendimento às comunidades carentes;

r) Criar serviços de assessoramento às escolas públicas, professores e alunos;

s) Estimular os trabalhos da Empresa Júnior – FAIP Júnior;

t) Estabelecer contatos com empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, fundações, órgãos públicos estaduais e municipais e entidades filantrópicas em geral objetivando convênios e parcerias;

u) Ampliar as modalidades de estágios e dos campos de estágios, procurando, sempre, novos convênios;

v) Aprovar projetos de extensão e ação comunitária, sejam eles institucionais ou propostos pelos cursos da IES;

x) Manter em boa ordem e organização as pastas das atividades de extensão realizadas pela FAEF, em boa ordem, atualizadas e contendo todos os projetos e relatórios devidamente comprovados das atividades do NEACO, por semestre letivo;

w) Elaborar semestralmente durante os meses de junho e novembro o calendário semestral das atividades de extensão programadas pela FAIP , publicando-as no site www.grupofaef.edu.br;

y) Divulgar nas mídias sociais e veículos de comunicação da região (site, facebook) as fotos e convites de atividades programadas e ocorridas administradas pelo Núcleo NEACO;

z) Coordenar a execução das políticas de extensão da FAIP, em articulação com a Coordenadoria de Ensino, de forma integrada com a pesquisa;

aa) Planejar, supervisionar e acompanhar as atividades de extensão da FAIP, visando promover, em consonância com os objetivos institucionais, a integração dos segmentos da comunidade universitária e desta com a comunidade externa;

ab) Superintender a promoção e divulgação de eventos esportivos, artísticos e culturais, bem como, dos eventos técnicos e culturais, internos e externos, de interesse da FAIP, buscando a difusão dos programas, projetos e das atividades de extensão;

ac) Articular parcerias com entidades comunitárias, profissionais e outros para a realização de atividades de extensão e ação comunitária, bem como, de projetos de intercâmbio cultural de alunos e professores com universidades e instituições nacionais e internacionais, com a devida aprovação da Diretoria;

ad) Cadastrar os projetos de extensão dos cursos da FAIP para fins de registro e emissão de documentos;

ae) Acompanhar os Coordenadores de Cursos presenciais no que diz respeito às atividades de planejamento e avaliação da extensão, considerando os respectivos projetos pedagógicos;

af) Propor a normatização e sistematização dos procedimentos complementares ao Regimento Geral relativos à organização, controle e acompanhamento das atividades de extensão na FAIP, mediante aprovação dos Conselhos Superiores;

ag) Acompanhar, em consonância com as exigências legais e no que diz respeito às atividades de extensão, a execução dos respectivos processos avaliativos conduzidos pela Avaliação Institucional;

ai) Acompanhar e responsabilizar-se, no âmbito de suas competências, pelos processos de reconhecimento, de renovação de reconhecimento de cursos e de recredenciamento da Instituição;

aj) Manter atualizado o banco de produção técnica e orientar os professores da FAIP a atualizar seus currículos, especialmente os da Plataforma Lattes do CNPq;

ak) Cumprir e fazer cumprir este Regulamento.

 

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