Postado em 05/09/2018

Educação Física FAIP! - Atividade Física para Pessoas com Deficiência Visual

Os alunos do 4º termo da Educação Física participaram de uma aula prática vinculada as disciplinas “Fundamentos da Educação Especial”, “Educação Física Adaptada” e “Esportes Adaptados”, ministrada pela profa. Dra. Maria Luiza Salzani Fiorini.

Os alunos planejaram e desenvolveram atividades físicas variadas com o objetivo de promover a participação de pessoas com e sem deficiência visual em uma mesma atividade.

Os convidados da aula foram cinco atletas com deficiência visual que fazem parte da equipe “Goalball Unesp - Bauru”, coordenados pela "Profa. Dra. Marli Nabeiro".

O desfecho da aula foi a vivência do Goalball, uma modalidade paralímpica idealizada exclusivamente para pessoas com deficiência visual.

O esporte surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial, com o intuito de reabilitar veteranos de guerra com deficiência visual.

Tratou-se de uma aula em que, por um lado, os graduandos ensinaram; por outro lado, aprenderam, na medida em que tiveram uma experiência até então desconhecida por eles.