(14) 99600-7788 | 99903-8983
Pós-Graduação em

Personal Training

Clique aqui e inscreva-se!

Sobre o Curso

PERSONAL TRAINING: ORGANIZAÇÃO, PLANEJAMENTO E PRESCRIÇÃO DO TREINAMENTO.

 

Nos últimos anos, o ensino, pesquisa e extensão na FAIP, concebem o aprendizado como um processo de iniciação à pesquisa científica e a prática pedagógica em diversas áreas. Dessa maneira, garante-se o progresso da ciência, e consequentemente das ciências do esporte, onde o professor pesquisador, mostra suas experiências de pesquisador e também seu labor profissional.

O Esporte tanto de Formação como de Alto Rendimento Desportivo, e os programas de Condicionamento Físico (saúde), numa visão ampla, sempre esteve ligado ao ensino tradicional. No entanto, poucos são os cursos com costumes na extensão aliados ao pensamento de produção de pesquisas científicas, que tratam dessas áreas como fenômeno de produção de atletas para as competições nacionais e internacionais, ou mesmo de melhora da saúde da sociedade de forma geral. Neste contexto, o desenvolvimento científico é o ponto mais fraco sem dúvida nenhuma nos cursos de extensão.

Assim a possibilidade de existência desta integração, só é possível quando o paradigma da prática do Esporte e Fitness visualizam-se, na macroestrutura da sociedade em que vivemos. Sem preconceitos e transformando o passado, podemos incluir numa única ideia central, vários projetos sobre esta área de conhecimento; saúde geral da população, iniciação desportiva, esporte educacional, esporte de participação, de formação e de alto rendimento.

Portanto um curso de Especialização proposto, numa visão mais ampla do que o tradicional, com um enfoque moderno e cientificamente embasado virá a contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da atuação do professor de educação física, personal training e o técnico em esportes envolvidos na prática do esporte, academia e outros locais destinados à prática do exercício físico.

O curso de especialização “lato sensu”, representará uma aproximação entre teoria e pratica dos profissionais de Educação Física do País, tendo em vista que os conhecimentos de pesquisas obtidos no curso de especialização serão de grande valia para diversas linhas de pesquisa da FAIP. Além disso, o corpo docente envolvido no curso de especialização está diretamente envolvido com as áreas propostas o que permitirá, sem dúvida, que um processo de continuidade seja estabelecido a partir da especialização.

 

PÚBLICO-ALVO

Profissionais de Educação Física e áreas afins (Médicos, Fisioterapeutas, Pedagogos, Psicólogos, Nutricionistas, fisiologistas, entre outros).

DISCIPLINAS

Disciplina: Metodologia da Pesquisa I e II

Ementa: Estudo dos fundamentos, princípios, métodos e técnicas de pesquisa científica e sua aplicação na análise e no delineamento de pesquisa.

 

Disciplina: História e Sociologia do Esporte

Ementa: Estudo do esporte no processo de desenvolvimento sociocultural, principalmente no contexto da moderna sociedade industrial de massa. Estudo das implicações sociais da prática do futebol.

Disciplina: Bioquímica e Nutrição Esportiva

Ementa: Bioquímica dos nutrientes essenciais: funções, dinâmica corporal e a relação com o exercício e com o Esporte. Cálculos metabólicos nos exercícios físicos - relação gasto e ingestão alimentar e prioridades no esporte. Recurso ergogênicos e suplementação esportiva direcionadas ao esporte.

 

Disciplina: Estudos Avançados de Fisiologia Humana e do Exercício

Ementa: Funções e adaptações dos principais sistemas fisiológicos (sistema cardiorrespiratório, hormonal, neuromuscular) envolvidos no estresse da atividade física e do treinamento sistemático.

Disciplina: Biomecânica do Exercício

Ementa: Conceitos gerais da biomecânica dos esportes. Aspectos fundamentais da biomecânica moderna e sua relação com a evolução da pratica de exercícios e da pratica desportiva de iniciação e de alto rendimento.

 

Disciplina: Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora

Ementa: Estudo do crescimento e desenvolvimento motor do ser humano e suas relações com as praticas corporais esportivas.

Disciplina: Psicologia Esportiva

Ementa: Estudo dos princípios e conceitos fundamentais da psicologia do esporte.

 

Disciplina: Pedagogia do Esporte

Ementa: Pedagogia do esporte: evolução e caracterização dos processos de ensino-aprendizagem-treinamento dos esportes.

Disciplina: Seleção de Talentos Desportivos

Ementa: Detectar os procedimentos pedagógicos para a seleção de talentos esportivos. Elaborar novas metodologias para a aplicabilidade dos profissionais envolvidos com a Educação Física e áreas afins e correlatas.

 

Disciplina: Seminário em Ciências do Esporte: Esporte e Personal Training

Ementa: Apresentação em forma de seminário de temas científicos relacionados a ciências do esporte com ênfase nas áreas propostas dos cursos.

 

Seminários de Pesquisa e Elaboração de Monografia.

Início das aulas: Maio de 2017.

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DO CURSO DE PERSONAL TRAINING

Disciplina: Metodologia de treinamento no Personal Training I e II

Ementa: Estudo dos meios e métodos para o treinamento das capacidades físicas no programa de condicionamento físico. Estudo dos processos de periodização, organização e planejamento dos exercícios.

 

Disciplina: Tópicos Especiais em Personal Training I

Ementa: Estudo do treinamento para crianças, adultos, terceira idade, mulheres grávidas e Cardiopatia.

Disciplina: Tópicos Especiais em Personal Training II

Ementa: Aspectos do monitoramento e controle da carga de treinamento-testes, medidas e avaliação.

Corpo Docente

Informações
Duração
18 Meses
Formação
Especialização Lato Sensu
Turno
Sábado (Quinzenal)
Vagas
50
FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(14) 99600-7788 | 99903-8983
Copyright © 2017 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn.